1936

  • Nasce, a 18 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), Alexandre Gnattali [1], primogênito do casal Radamés e Vera.

 

Alexandre, com os avós paternos, Alexandre e Adélia, e Bulungo, o papagaio da tia Aída. Porto Alegre, 1937.

  • Radamés completa 30 anos.
  • Em 12 de setembro é inaugurada a PRE-8SociedadeRádio Nacional do Rio de Janeiro. Radamés é contratado inicialmente como pianista de orquestra passando, em pouco tempo, a arranjador e maestro.
Radamés, em 1936, tendo à frente o microfone da PRE-8, uma espécie de ícone da Era de Ouro do rádio brasileiro.
Foto: Arquivo MIS
  • 1936. Radamés ao piano na PRE-8 Sociedade Rádio Nacional, tendo à frente o microfone da emissora, ícone da Era de Ouro do rádio brasileiro.
Foto: arquivo MIS

A Orquestra All Star, uma das orquestras da Rádio Nacional, em 1936, era formada por 2 trompetes, trombone, 2 saxofones altos (ou 2 clarinetes), saxofone tenor, piano, contrabaixo e bateria. Radamés era o pianista da orquestra e a regência ficava a cargo de Simon Boutman. Ao fundo, na bateria, Luciano Perrone. Nota-se que a orquestra possuía um set de percussão considerável, com tímpanos, gongo, vibrafone, bateria.

 

 

  • Radamés assina os arranjos e a direção musical da revista em dois atos e 40 quadros, Parada das Maravilhas [2]encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nos dias 10 e 18 de outubro. Leia mais em Música em cena > teatro / dança.
  • A gravadora Victor lança, de Radamés, o choro Amoroso e as valsas Duas da ManhãPrimavera de amorZeli e Relembrando o passado. Todas as faixas com a Orquestra Típica Victor.

Radamés compõe:

    • Concerto nº 2 para piano e orquestra
    • Lenda e Choro para quarteto de cordas
    • Rapsódia para dois pianos e jazz (incompleto) [3]
    • Valsa, Modinha e Jongo [4] (Ano da composição aproximado. Obra não localizada, citada em jornais da época, ora como Suíte, ora como Miniaturas. Em 1940 Radamés transcreveu esta peça para grande orquestra com o título Três Miniaturas – Valsa, Modinha e Jongo).
  • Nasce, no Rio de Janeiro, o pianista e compositor Luizinho Eça (Luiz Mainzi da Cunha Eça), a quem Radamés dedica, na década de 1960, o Concerto Carioca nº 2, para trio de piano, contrabaixo e bateria com grande orquestra.
  •  Oscar Niemeyer e Lúcio Costa projetam a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro. A inspiração veio do arquiteto suíço Le Corbusier, com linhas retas e um novo conceito de funcionalidade.
  • É inaugurado, no Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont.
  • É realizada, na Alemanha, a primeira gravação de um concerto em fita magnética.

[1] Alexandre Genuíno Gnattali formou-se em Odontologia em 1963. Em 1969 viajou para a Índia onde estudou na escola Kaivalya Dahma, na vila de Lonavla, estado de Maharastra, formando-se professor de Yoga. De volta ao Brasil, ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no curso de Educação Física, graduando-se em 1976.

[2] Fonte: Hemeroteca da Biblioteca Nacional –  Jornal do Brasil, de 10/10/1936  e 18/10/1936.

[3] A Rapsódia para 2 pianos e jazz  (1936) parece ser a primeira versão da Fantasia Brasileira nº 1 para piano e orquestra, esta, de 1937.

[4] Fonte: Hemeroteca da Biblioteca Nacional – Correio da Manhã, de 07/08/1937