Glossário

CAMERATA CARIOCA
Conjunto de choro, formado por bandolim solista, cavaquinho, 2 violões, violão 7 cordas, percussão e, eventualmente, acrescido de piano, flauta (saxofone).
Nos catálogos deste site adotamos Camerata Carioca  como um tipo de sexteto devido ao número significativo de obras e arranjos que Radamés dedicou ao grupo, o que deverá tornar mais ágil a busca em formação instrumental.

__________

ORQUESTRA DE CORDAS
Embora seja uma orquestra de câmara, convencionou-se adotar nos catálogos deste site a nomenclatura específica Orquestra de cordas, devido ao grande número de peças que Radamés dedicou a este grupo, o que deverá tornar mais ágil a busca em formação instrumental.
__________

PEQUENA ORQUESTRA (Orquestra de câmara; Orquestra de sopros)
Nomes utilizados por Radamés para designar uma orquestra menor que uma sinfônica, com omissão de um ou mais naipes.

QUARTETO DE CORDAS
Formação clássica: 2 violinos, viola e violoncelo.
__________

QUINTETO DE SOPROS
Formação clássica: flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa.
__________

SEXTETO RADAMÉS GNATTALI  (QUINTETO RADAMÉS GNATTALI)
Conjunto instrumental formado por 2 pianos, guitarra elétrica, acordeom, contrabaixo e bateria. O grupo apresentava-se, também, em uma formação de quinteto, com apenas 1 piano.
Convencionou-se adotar nos catálogos deste site a nomenclatura Sexteto Radamés Gnattali e Quinteto Radamés Gnattali para designar suas respectivas formações instrumentais, devido ao número significativo de obras e arranjos que Radamés dedicou as esses grupos, o que deverá tornar mais ágil a busca em formação instrumental.

__________
 

VIOLÃO TRIO
A obra Sonata, para 2 violões (com 3º violão opcional) é apresentada no item Duo e, também, em Trio.
__________