- Em 21 de junho, Radamés apresenta o seu Concerto [nº 1], para piano e orquestra (1934), em primeira audição mundial, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Municipal, sob a regência do maestro Henrique Spedini.
Festa – Revista de arte e pensamento – 2ª phase – anno I – agosto de 1935 – nº 9 (RJ)
“Radamés Gnattali – concerto para piano e orquestra”
por Brasílio Itiberê
- A gravadora Victor lança, de Radamés, os choros Saudoso, Tristonho, o choro-batuque Dengoso, a polca-choro Estilo da Vila [1], as valsas Berenice e Entardecer e o arranjo da moda riograndense Prenda minha, interpretada por Almirante e Paulo Tapajós.
Radamés compõe:
-
- Alma Brasileira (choro), para piano e orquestra de cordas (do original para piano)
- Gaita, para piano e canto (terceira canção da série Três poemas de Augusto Meyer, iniciada em 1931)
- Sonata nº 1 para violoncelo e piano – dedicada a Iberê Gomes Grosso
- Nasce, em 28 de março, no Rio de Janeiro (RJ), o poeta, escritor, compositor, agitador cultural e produtor Hermínio Bello de Carvalho [2].
- Morre, em São Paulo (SP), Zequinha de Abreu (José Gomes de Abreu), compositor do célebre choro Tico-tico no fubá.
- Morre, no Rio de Janeiro (RJ), a maestra e compositora Francisca Edwiges Neves Gonzaga (Chiquinha Gonzaga), a quem Radamés reverencia no 4º movimento de Retratos, para bandolim – com conjunto de choro e orquestra de cordas (1956).
- Eclodem rebeliões militares em batalhões do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro. O movimento fica conhecido com o nome de Intentona Comunista.
- São inauguradas mais duas rádios no Rio de Janeiro: Tupi e Ipanema.