1914

  • Nasce, em Petrópolis (RJ), o violinista, compositor, pesquisador e professor César Guerra-Peixe.
  • Nasce, em Salvador (BA), o compositor Dorival Caymmi [1].
  • Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana Filho), com 17 anos, Donga (Ernesto dos Santos) e outros frequentadores da casa da Tia Ciata [2] formam o Grupo de Caxangá.
  • Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga, é cantado e acompanhado ao violão, no Palácio do Catete, pela primeira dama, dona Nair de Teffé, jovem esposa do presidente Hermes da Fonseca e primeira caricaturista da imprensa brasileira (Rian), causando escândalo e provocando um ruidoso protesto de Rui Barbosa pelos jornais.
  • Em 28 de julho o Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia, iniciando a Primeira Guerra Mundial.

[1] Foi o baiano Dorival Caymmi, em 1938, que repassou a Radamés o pregão popular Flor da noite (“entoado pela vendedora de pipoca, nas noites de lua”). Radamés gostou tanto do tema que o utilizou em várias obras, como no inspiradíssimo 2º movimento da Sinfonia Popular nº 1.

[2] Hilária Batista de Almeida, famosa quituteira baiana, mais conhecida como Tia Ciata, organizava, em sua casa, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, rodas de samba e choro. Foi lá que teria sido criado o samba Pelo Telefone, de controvertida autoria