1911

  • Nasce, no dia 08 de outubro, em Porto Alegre (RS), a pianista e professora de piano Aída Gnattali[1], irmã de Radamés.

 

Aída Gnattali, irmã de Radamés, com um ano de idade.
  • Nasce, em São Paulo (SP), o maestro e arranjador Leo Peracchi que forma, com Lyrio Panicali e Radamés, a linha de frente de orquestradores da Rádio Nacional, nos anos de 1940/50.
  • Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana Filho), com 14 anos, estreia profissionalmente como flautista de duas orquestras, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

[1] Aída Gnattali (Porto Alegre, 1911 – Rio de Janeiro, 2008) – como os irmãos Radamés e Ernani, iniciou seus estudos de piano e violino com a mãe Adélia e a prima Olga Fossati, respectivamente. Formou-se em piano em 1929 no Conservatório de Música de Porto Alegre. Nas décadas de 1950/60 formou com o irmão Radamés o duo de pianos Radamés e Aída Gnattali, com intensa atuação na Rádio Nacional, gravações fonográficas e concertos. Integrou, como 2º piano, o Sexteto Radamés Gnattali, com o qual excursionou pela Europa, em 1960. Dedicou-se, principalmente, ao ensino de piano e à profissão de copista musical, especialmente, da obra de Radamés.