- Em transmissão ao vivo do dia 15 de maio, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro realiza o 5º concerto da Grande Orquestra Sinfônica da emissora, sob a regência de Iberê Gomes Grosso (ou Leo Peracchi), apresentando, em primeira audição, Canadiana, para orquestra (1943) de Radamés Gnattali [1].
- Em 30 de maio, o duo de pianos Tomás Terán e Arnaldo Estrella apresenta-se no programa ONDAS MUSICAIS [2] transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, entre outras emissoras, interpretando a Valsa para 2 pianos de Radamés, composta em 1933 e dedicada ao amigo pintor Cândido Portinari.
Valsa para 2 pianos
- Realiza-se, em outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Festival de Música Brasileira, apresentando obras de Camargo Guarnieri, José Siqueira e Radamés Gnattali. Iberê Gomes Grosso sola o Concerto para violoncelo e orquestra (1941), de Radamés, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do autor.
- Radamés compõe:
- Brasiliana [nº 1] para grande orquestra – dedicada a José Mauro
- Serestas [nº1] para flauta, violão e quarteto de corda
- Tocata para piano – dedicada à Maria Teresinha Gnattali, irmã de Radamés.
- A FEB (Força Expedicionária Brasileira) finalmente embarca para a Itália, incorporando-se ao Exército dos EUA.
- Forças aliadas desembarcam na Normandia. É o chamado dia “D” da Segunda Guerra Mundial. Paris é libertada.
- É inaugurada, no Rio de Janeiro, a Avenida Presidente Vargas.