- A Funarte lança o elepê Vivaldi e Pixinguinha, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, com Radamés Gnattali, Joel Nascimento e a Camerata Carioca [1], interpretando obras de Pixinguinha e o Concerto Grosso op. 3 nº 11 (Estro armonico) de Antonio Vivaldi, em transcrição de Radamés para cravo, bandolim, cavaquinho, dois violões e violão 7 cordas.
- Ainda pelo selo Funarte, é lançado o elepê Tributo a Garoto, apresentando o duo Raphael Rabello (violão) e Radamés Gnattali (piano) interpretando músicas do homenageado e uma transcrição, para violão e piano, do Concertino nº 2 para violão e orquestra, que Radamés dedicou a Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) em 1951.
Concertino nº 2 para violão e orquestra (redução da orquestra para piano)
I – Allegro (trecho)
Raphael Rabello, violão
Radamés Gnattali, piano
Funarte – PA-82001 (1982)
- Em 24 de novembro realiza-se na Sala Cecília Meireles o concerto de entrega do Prêmio Shell para a Música Brasileira ao compositor e pianista Antonio Carlos Jobim. Participação da cantora Olivia Byington e do violonista Raphael Rabello. Tom Jobim apresenta o choro inédito “Meu amigo Radamés”, tocando em duo de pianos com Radamés Gnattali, que assina os arranjos e a direção musical do concerto.
- Radamés compõe:
- Canção e dança para contrabaixo e orquestra de cordas (do original para contrabaixo e piano, de 1934) – transcrição solicitada pelo contrabaixista Sandrino Santoro e a este dedicada.
- Concerto para acordeom, com acompanhamento de bandolim, cavaquinho, piano, duas tamboras, dois violões, violão 7 cordas e orquestra de cordas (do original para acordeom e orquestra de cordas, de 1977)
- Sonatina coreográfica (Quatro movimentos dançantes) para flauta, piano, bateria e contrabaixo (do original para piano, de 1950)
- Suíte Brasileira para a Camerata Carioca [2] (flauta, piano, percussão, bandolim, cavaquinho, 2 violões, violão 7 cordas) (transcrição da Suíte para pequena orquestra, de 1940)
- Em 15 de novembro, após 17 anos, realizam-se, em todo o país, eleições diretas para governadores, deputados federais, e estaduais e vereadores.
- É lançado, no Japão, o primeiro CD (Compact Disc), gravado com tecnologia digital a laser.