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  • Nasce, no dia 13 de fevereiro, em Porto Alegre (RS), Ernani Gnattali [1], irmão de Radamés.

 

Radamés e Ernani.

 

  • Fundada, em Porto Alegre (RS), a Escola de Belas Artes, onde Radamés estuda e conclui o seu curso de piano, em 1924.
  • Nasce, em Porto Alegre (RS), o violinista e compositor Luís Cosme, que irá integrar, em meados da década de 1920, na capital gaúcha, o Quarteto Henrique Oswald, tendo o amigo Radamés como violista.
  • Nasce, no Rio de Janeiro (RJ), o cantor e radialista Almirante (Henrique Foréis Domingues), “a maior patente do rádio”, que forma com Haroldo Barbosa, José Mauro, Paulo Tapajós e Radamés, o primeiro time de produtores musicais da Rádio Nacional, nas décadas de 1940/50.
  • Nasce, no Rio de Janeiro (RJ), o percussionista Luciano Perrone [2], primeiro baterista brasileiro a sistematizar e transpor o ritmo da bateria de escola de samba para a bateria. Radamés dedica-lhe, entre outras obras, a Brasiliana Nº2 (Samba em três andamentos).
  • O cantor, compositor e poeta popular Catulo da Paixão Cearense faz uma polêmica audição de música popular, no Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro, com apoio do maestro Alberto Nepomuceno, que, por isso, é severamente criticado pela ala conservadora da classe musical.
  • É inaugurada, em San Diego (Califórnia/EUA), a primeira emissora de rádio dos Estados Unidos.
  • Criada a COB, Confederação Operária Brasileira, de linha anarquista [3], como resultado do 1º Congresso Operário, de 1906.

[1] Ernani Gnattali (1908–1968) estudou piano com a mãe, desde muito cedo. Apaixonado pelo violino, dedicou-se ao estudo do instrumento com sua prima, Olga Fossati. Embora tocasse bem, segundo opinião dos irmãos músicos, Ernani não se profissionalizou como instrumentista. Tendo trabalhado 20 anos na copistaria da Rádio Nacional, em 1960 optou por transferir-se para a administração pública federal.
[2] Luciano Perrone (Rio de Janeiro, 1908-2001) e Radamés Gnattali se conheceram em 1929, numa estação de águas, em Lambari, MG. A técnica de Perrone, aliada à compreensão e o domínio dos ritmos brasileiros eram a característica marcante do percussionista, chegando a influenciar e inspirar a maneira de orquestrar de Radamés. A colaboração mútua foi a tônica dessa parceria por toda a vida, na orquestra da Rádio Nacional, na gravadora Continental, no Quinteto e Sexteto Radamés Gnattali e em todos os grandes momentos da vida musical de ambos.
[3] Radamés dizia ter sido criado segundo os ideais e conceitos do anarquismo, que lhe foram transmitidos pelo pai e pelo avô, mas também por amigos da família, como o sapateiro Caetano dal Fiume.