
Foto: acervo particular Radamés Gnattali
Radamés, primeiro à direita, ao violão, participa de um conjunto de choro, em Porto Alegre. Na foto, uma apresentação do grupo no bairro 'Tristesa', em 1925.

Foto: acervo particular Radamés Gnattal
Quando jovem, em Porto Alegre, Radamés já participava de conjuntos de choro, tocando violão ou cavaquinho, ou como pianista de pequenas orquestras de cinema e confeitarias.

Radamés ladeado pelos músicos da Camerata Carioca. Em pé, a partir da esquerda, Luiz Otávio Braga (violão 7 cordas), Beto Cazes (percussão) e Henrique Cazes (cavaquinho). Sentados, Joel Nascimento (bandolim), João Pedro Borges (violão), Radamés Gnattali (piano e arranjos) e Mauricio Carrilho (violão).

Foto: arquivo MIS
Radamés e o grupo vocal Os Cariocas, na Rádio Nacional, na década de 1950. A partir de Radamés, ao piano, vê-se Badeco (Emanoel Barbosa Furtado), Waldir Prado Viviani, Ismael Neto (irmão de Severino), Severino Filho e Quartera (Jorge Quartarone).

Foto: arquivo MIS
A partir da esquerda, Radamés, o cantor e compositor Silvio Caldas, a cantora Dolores Duran. Ao violão, o compositor Valzinho.

Foto: arquivo MIS
Radamés (à esquerda) e Dilermando Reis (1916-1977).
Dedicado ao violonista Juan Antonio Mercadal (Cuba, 1925-1998, EUA), o Concerto nº 1 para violão e orquestra, de Radamés, foi gravado por Dilermando Reis em 1975.

Fonte da informação: Barão do Pandeiro.
Foto: Arquivo MIS
Radamés e Pixinguinha, em 1954, no 1º Festival da Velha Guarda, em São Paulo.

Fonte da informação: Barão do Pandeiro (Via Oscar Bolão e Marcílio Lopes).
Foto: arquivo MIS
1º Festival da Velha Guarda, São Paulo, 1954. Foto tirada por Jacob do Bandolim. Da esquerda para a direita, Caldeira (afoxé), Pixinguinha, Radamés e João da Baiana.

Foto: arquivo MIS
Radamés e Jacob do Bandolim (Jacob Pick Bittencourt), em 1954, no 1º Festival da Velha Guarda, em São Paulo.

Garoto, violão; Billy Blanco, pandeiro; Radamés, flauta; Chiquinho, acordeom.
Foto: acervo particular Radamés Gnattali.
'Eu sempre gostei muito de flauta, ficava no sítio tocando, e o Garoto ficava me acompanhando. Era o pior flautista acompanhado pelo melhor violonista'.

Porto Alegre, sem indicação de data.
Em Porto Alegre (RS), encontro com amigos. a partir da esquerda, Carlos Barone, Radamés, o maestro e professor Salvador Campanella, um amigo não identificado.
Fonte da informação: Arthur de Faria, compositor e pianista

Foto: arquivo MIS
'Quando os maestros se encontram', programa que reunia os maiores regentes e arranjadores da Rádio Nacional. Nesta foto, vê-se alguns dos legendários arranjadores da Rádio Nacional: a partir da esquerda, Alexandre Gnattali, Romeu Ghipsman, Ércole Varetto, Radamés Gnattali e Léo Peracchi.

Foto: acervo particular Radamés Gnattali
Foto autografada pelo famoso luthier: ‘Ao Mestre dos Mestres R. Gnatali com admiração de Romeo Di Giorgio. S. Paulo, 25-3-53’.

Radamés (centro), entre Jacob do Bandolim (à esquerda) e o poeta e diretor de teatro Paschoal Carlos Magno.
Foto: arquivo MIS

Foto: arquivo MIS
1956. Festa casada: cinquentenário de Radamés e 20 anos da Rádio Nacional. Na foto, da esquerda para a direita, os maestros Chiquinho e Ércole Varetto, o percussionista Luciano Perrone, maestro Radamés Gnattali, maestro Léo Peracchi, o violinista e maestro Romeu Ghipsman.

Foto: arquivo MIS
1956. O maestro, violinista Romeu Ghipsman, representando os músicos da orquestra, amigos e colegas da Rádio Nacional, passa às mãos de Radamés o presente do seu 50º aniversário. O cinquentenário de Radamés e os 20 anos da Rádio Nacional, em 1956, são comemorados em noite de gala no auditório da emissora, com coquetel e a transmissão radiofônica de um concerto com composições e arranjos de Radamés, a cargo da Orquestra Brasileira, sob a regência de Léo Peracchi. Várias homenagens são prestadas a Radamés, como a dos músicos, funcionarios e diretores da Rádio Nacional, bem como da fábrica de discos Continental, do Tijuca Tênis Club. Uma placa de bronze é descerrada com a inscrição 'Estúdio Radamés Gnattali', que batiza o principal estúdio da emissora.

Foto: acervo particular Radamés Gnattali
Foto dedicada a Radamés por Edu da Gaita em reconhecimento à composição do Concertino nº 1 para harmônica e orquestra, executado, em primeira audição mundial, por Edu com a Orquestra Sinfônica Brasileira, em 1958.
‘Radamés, as palavras são poucas e limitadas para exprimir o reconhecimento que te devo pela honra que me proporcionaste escrevendo o ‘concertino’ para a minha gaita. Aqui fica o grande e sincero abraço do Edu. Rio, 13-8-957’.

Foto: Nelly Gnattali
Radamés e Dorival Caymmi //
- Caymmi: ‘Radamés tem uma vida muito rica’ //
- Radamés: ‘É... rica de notas musicais’.