Fontes de consulta

AGUARDANDO CONTEÚDO ATUALIZADO

» Bibliografia Consultada

1- Livros de arranjo, orquestração e de técnica instrumental

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas, SP: Unicamp, 2000.

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio; percussão na música do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores. Rio de janeiro: Lumiar Editora, 2003.

CASELLA, Alfredo. MORTARI, Virgilio. La Tecnica de la Orquesta Contemporanea. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1981.

FORSYTH, Cecil. Orchetration. New York: The Macmillan Company, 1949.

GONÇALVES, Guilherme e COSTA, Mestre Odilon. Aprendendo a tocar o Batuque Carioca. Rio de Janeiro: Groove, 2000.

GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.

PISTON, Walter. Orquestracion. Madrid: Real Musical, 1984.

ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus instrumentos de percussão (Vl.1). Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, s/d.

SEBESKY, Don. The Contemporary Arranjer. USA: Alfred Publishingf CO., 1979.

2- Estudos sobre música brasileira

ALENCAR, Edigar de. O carnaval carioca através da música. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

ANDRADE, Mário de. Aspectos Da Música Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.

______. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins, 1972.

______. Música, doce música. São Paulo: Martins, 1976.

ANTONIO, Irati e PEREIRA, Regina. Garoto: Sinal dos tempos. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

BARBOSA DA SILVA, Marília & Oliveira Filho, Arthur. Filho de Ogum bexiguento. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1979.

______. Cartola – Os tempos idos. Rio de Janeiro: Funarte, 1989.

______. Luperce Miranda – O Paganini do Bandolim. R. Fonseca: Rio de Janeiro, 2004.

BARBOSA, Valdinha & Devos, Anne Marie. Radamés Gnattali: o eterno experimentador. MEC/Funarte, 1985

CABRAL, Sérgio. Antônio Carlos Jobim – Uma biografia. Rio de Janeiro: Lumiar, 1997.

______.As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.

______. No tempo de Almirante. Uma história do rádio e da MPB. Rio de Janeiro, Fco.Alves, 1990.

______. No tempo de Ari Barroso. Rio de janeiro: Lumiar. s/d.

______. Pixinguinha, vida e obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

CARVALHO, Hermínio Bello de. Mudando de conversa. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

______. O canto do pajé: Villa-Lobos e a música popular brasileira. Rio de Janeiro: Espaço e tempo, 1988.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade. A história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998.

CÁURIO, Rita (org.) Brasil Musical: viagem pelos sons e ritmos populares. Rio de Janeiro: Art. Bureau, 1988.

DIDIER, Aloísio. Radamés Gnattali (livro e vídeo). Rio de Janeiro: Brasiliana Produções, 1996.

DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: história de uma vida. Record, 1999

EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da MPB. Rio de Janeiro: MEC/Funarte (2 vs), 1978

GÓES, Fred de. O país do carnaval elétrico. São Paulo: Corrupio, 1982.

GUIMARÃES, Francisco (Vagalume). Na roda do Samba. Rio de Janeiro : Funarte, 1978.

KAS, Leonel. Brasil rito e ritmo: um século de música popular e clássica. Rio de Janeiro: Aprazível Edições, s/d.

MARIA, Antonio. Pernoite: crônicas. Rio de Janeiro: Funarte, 1989.

MARIZ, Vasco. A Música Clássica Brasileira (com CD). São Paulo: Andréa Jakobsson Estúdio, 2002.

______. História da música no Brasil. Rio de janeiro: Civilização Brasileira / MEC, 1981.

MÁXIMO, João e DIDIER, Carlos. NOEL ROSA – Uma biografia. Brasília (DF): UnB, 1990.

MENDONÇA, Ana Rita. Carmen Miranda foi a Washington. Rio de Janeiro/São Paulo: Record. 1999.

NAVES, Santusa de Castro. O violão azul. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998

______. Da bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

RIBEIRO, Ruy. Orlando Silva, cantor número um das multidões. São Paulo: Ed. Cruzeiro do Sul, 1984

RUIZ, Roberto. Aracy Cortes – Linda flor. Rio de Janeiro: Funarte, 1984.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917 -1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A Canção No Tempo – 85 Anos De Músicas Brasileiras.(Vol.1 – 1901-1957). São Paulo: Editora 34, 1997.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A Canção No Tempo – 85 Anos De Músicas Brasileiras.(Vol.2 – 1958-1985). São Paulo: Editora 34, 1998.

SEVERIANO, Jairo. Yes, nós temos Braguinha. Funarte/INM, 1987

SOUZA, Tárik e ANDREATO, Elifas. Rostos e gostos da Música Popular Brasileira. Porto Alegre: L&PM Editores, 1979.

TINHORÃO, José Ramos. Do gramofone ao rádio e à televisão. Rio de Janeiro: Atica, 1978.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. Vols.1 e 2. São Paulo: Martins, 1961.

______. Raízes da Música Popular Brasileira. São Paulo: Martins, 1991.

VASCONCELLOS, Gilberto. Música popular: de olho na fresta. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1977.

VILLA-LOBOS, H. A música nacionalista no governo Getúlio Vargas. Rio de janeiro: D.I.P., s/d

3 – Estudos diversos

. Cinema / Rádio / Teatro

AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro. A chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Cia das Letras /Cinemateca Brasileira, 1989.

MURCE, Renato. Bastidores do rádio. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. VIVA O REBOLADO – Vida e morte do teatro de revista brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

SAROLDI, Luís Carlos e MOREIRA, Sônia Virgínia. Rádio Nacional, o Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: Teatro de revista brasileiro. Campinas(SP): UNICAMP, 1996.

VIANI, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Revan, s/d.

. Literatura / história do Brasil / sociologia

CALDEIRA, Jorge. Viagem pela História do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LINHARES, Maria Yedda (org). História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

RIBEIRO, Darcy. Aos trancos e barrancos: como o Brasil deu no que deu. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.

REIS FILHO, Daniel Aarão e MORAES Pedro de. 68 – A paixão de uma utopia. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

SANTOS, Joaquim Ferreira dos. FELIZ 1958: O ano que não devia terminar. Rio de Janeiro: 1997.

SQUEFF, Enio e WISNIK, José Miguel. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982.

. Coletâneas

BRASIL – 500 anos de história (2 v.). São Paulo: Nova Cultura / Abril, 1999.

HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (coleção em fascículos com elepês). São Paulo: Abril Cultural, 1982.

HISTÓRIA DO SAMBA (coleção em 40 fascículos com CD’s). Rio de Janeiro: Editora Globo/BMG, 1997/98.

NOSSA HISTÓRIA. (coleção em fascículos). Rio de janeiro: Biblioteca Nacional, 2003/2005.

NOSSO SÉCULO (5 v.). São Paulo : Abril Cultural, 1980

NOVA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (coleção em fascículos com elepês). São Paulo: Abril Cultural, 1970.

4 – Obras de referência

DICIONÁRIO DE FILMES BRASILEIROS. Antonio Leão da Silva Neto. São Paulo: Edição do autor, 2002.

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA – edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor

DICIONÁRIO MUSICAL BRASILEIRO. Mário de Andrade. São Paulo: Edusp, 1989.

DICTIONARY OF CONTEMPORARY ENGLISH. Essex, England: Longman Dictionaires, 1995.

DISCOGRAFIA BRASILEIRA – 78 rpm – 1902/1964 (5 vols). Jairo Severiano, Alcino Santos, Gracio Barbalho e Miguel Ângelo Azevedo (Nirez). Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA – Erudita, popular e folclórica. São Paulo: Publifolha, 2001.

ENCICLOPÉDIA DO CINEMA BRASILEIRO. Fernão Ramos e Luis Felipe Miranda. São Paulo: Ed. SENAC, 2000.

MOSTRA DE CAPAS DE DISCO NO BRASIL (Catálogo da exposição). Egeu Laus. Rio de Janeiro: MIS, 1999.

NOVO AURÉLIO – O DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA – SÉCULO XXI. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1999.

NOVO MICHAELIS – Dicionário ilustrado. São Paulo: Melhoramentos, 1961/1962.

5 – Depoimentos gravados, filmes, programas de rádio e de televisão

Depoimento de Radamés Gnattali concedido ao Museu da Imagem e do Som, gravado em 28 de agosto de 1985. Participação do pesquisador Jairo Severiano (coordenador da mesa), Tom Jobim, Hermínio Bello de Carvalho, dos músicos Luciano Perrone, Manoel da Conceição, Aluísio Didier e Sérgio Sarraceni, e da historiadora Elizabeth Versinai Formaginni.

Programa ESPECIAL JB – Rádio Jornal do Brasil FM – Entrevista com Radamés Gnattali – gravado em 11 de outubro de 1977. Direção e apresentação: Luiz Carlos Saroldi. Participação: Ney Hamilton. Participação especial: J. C. Botezeli.

Programa CONTRALUZ comemorativo aos 80 anos de Radamés Gnattali. Produção, TVE do Rio de Janeiro. Roteiro, direção e apresentação, Hermínio Bello de Carvalho. Participação do Quinteto Radamés, com Radamés Gnattali (piano), José Menezes (guitarra elétrica), Chiquinho (acordeom), Luciano Perrone (bateria) e Zeca Assumpção (contrabaixo). Participação especial das cantoras Elizeth Cardoso e Zezé Gonzaga. Gravado em 1985.

Vídeo-filme NOSSO AMIGO RADAMÉS GNATTALI. Roteiro e direção: Moisés Kendler e Aluísio Didier. Produção: Brasiliana Produções Artísticas. Fotografia: Fernando Duarte e Walter Carvalho. Narração: José Mayer. Prêmio especial do júri no 24º Festival de Cinema de Gramado. Parte integrante do livro RADAMÉS GNATTALI (ver bibliografia). Rio de Janeiro, 1996.

6 – Gravações: que integram a seção Discografia

7 – Partituras: que integram a seção Catálogo de obras

8 – Sítios na internet: que integram a seção Sítios relacionados

» Trabalhos acadêmicos recomendados sobre a vida e a obra de Radamés Gnattali

CANAUD, Fernanda Chaves. Interpretação da obra pianística de Radamés Gnattali através do conhecimento da música popular urbana brasileira. (Dissertação de Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991.

CAVALCANTI, Jairo José Botelho. Radamés Gnattali e o violão. (Dissertação de Mestrado). Escola de Comunicações e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

FERRER, Marcus de Araújo. Suíte retratos e choros IV: o choro visto por Radamés Gnattali e Heitor Villa-Lobos. (Dissertação de Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.

OLIVEIRA, Ledice Fernandes de. Radamés Gnattali e violão: relação entre campos de produção na música brasileira. (Dissertação de Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

PINTO, Marco Túlio de Paula. O Saxofone na música de Radamés Gnattali. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2005.

RODRIGUES, Ricardo Pereira. Canção e dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali [manuscrito]: aspectos históricos, estudo analítico e edição. (Dissertação de Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2003.

TEIXEIRA, Maurício de Carvalho. Música em conserva: arranjadores e modernistas na criação de uma sonoridade brasileira. (Dissertação de Mestrado). Escola de Comunicações e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

WIESE FILHO, Bartolomeu. Radamés Gnattali e sua obra para violão. (Dissertação de Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.